Glass Global.com
Top Story

Liminar suspende corte de gás no Rio

Cálculos da Federação das Indústrias indicam que o PIB do Estado perdeu pelo menos R$ 19 milhões na 3ª-feira

Uma liminar obtida pelo governo do Estado restabeleceu ontem o fornecimento de gás a indústrias e postos de gás natural veicular (GNV) no Rio, apenas um dia após a redução de 17% no suprimento imposta pela Petrobrás. Segundo cálculos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Produto Interno Bruto (PIB) fluminense perdeu pelo menos R$ 19 milhões na terça-feira. "Estamos ainda levantando as perdas de cada uma das empresas e certamente este valor deverá aumentar", disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvea Vieira.

As indústrias de vidro e os setores químico e siderúrgico estão entre os prejudicados pelo corte. Há informações de que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) teve um corte de 20% no fornecimento de gás à Usina de Volta Redonda. A empresa não se manifestou sobre o assunto. Vieira afirmou que foi procurado pelos dirigentes das siderúrgicas Gerdau e CSN, "perplexos" com o corte. Também a Bayer teve um corte de 10% de sua produção durante o dia de ontem."Em nenhum momento as empresas foram avisadas, e esta atitude unilateral surpreendeu a todos."

Proprietários de carros movidos a GNV também se mostraram surpresos com a falta do combustível nos postos. "Normalmente é fácil (abastecer), mas hoje teve esse transtorno. Falaram que foi um problema com a Petrobrás", disse o motorista de táxi Klay Wilson, de 22 anos, dizendo-se temeroso com o desenrolar da situação. "A gente precisa disso para trabalhar."

Seu colega Benedito Santos, de 50 anos, contou que teve de percorrer três postos para encontrar o combustível. A CEG chegou a suspender o fornecimento para 89 dos 452 postos que vendem GNV no Estado, como medida de segurança para evitar o desabastecimento de clientes comerciais e residenciais. "Estamos sendo enganados. No início do GNV, fizeram a maior propaganda. Parece que essa situação está indo para o mesmo caminho do Pró-Álcool", reclamou Santos.

A liminar foi obtida pelo governo do Estado ainda no fim da noite de terça-feira, mas a Petrobrás só foi notificada na manhã de ontem.

CRÍTICAS

Segundo a CEG, o suprimento começou a aumentar gradualmente a partir das 9h30. Durante a tarde, técnicos da companhia foram às ruas abrir medidores de postos de combustíveis. Até o início da noite, porém, não havia um balanço sobre qual o volume recebido da estatal e quantos postos foram abertos.

A companhia recebeu críticas da indústria de vidros, para quem houve falta de diálogo com a Petrobrás. "Há 20 dias a Petrobrás comunicou as duas distribuidoras. A Comgás concordou em conversar, mas a CEG não", disse o superintendente da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), Lucien Belmonte.

Segundo ele, o setor só não teve grandes problemas por manter um estoque emergencial de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. A indústria de vidro do Rio consome, em média, 250 mil metros cúbicos diários de gás natural. A Firjan informou que vai prestar assessoria jurídica para que empresas prejudicadas pela redução no fornecimento de gás possam acionar a Petrobrás. Além disso, vai pedir ao governo medidas que afastem a possibilidade de novo apagão.


23.11.2007, estado

News material on the Site is copyright and belongs to the Company or to its third party news provider, and all rights are reserved. Any User who accesses such material may do so only for its own personal use, and the use of such material is at the sole risk of the User. Redistribution or other commercial exploitation of such news material is expressly prohibited. Where such news material is provided by a third party, each User agrees to observe and be bound by the specific terms of use applying to such news material. We do not represent or endorse the accuracy or reliability of any of the info contained in any news or external websites referred to in the news.
Search News
INFO
Your daily channel for international news upon the glass industry. We provide you with 7550 articles - (today 0). Get the news from 1039 different companies.
Category
News by language
GermanEnglishFrenchItalian
SpanishChineseRussianPortugese
CzechDutchFinnishPolish
NEWSLETTER
Services
Advertisement
ISRA SURFACE VISION GmbH
MSK Verpackungs-Systeme GmbH
GlassChemConsult e.K.
Modell- u. Formenbau E. Krahl
Hager Sondermaschinenbau GmbH
Targi Kielce Sp. z o.o.
Gattaca Communications Limited
Strainoptics, Inc
Neutra Kunststoffbau GmbH
dmg world media (uk) Ltd
dmg world media (uk) Ltd

Advertisement | Feedback | Sitemap | Imprint | Privacy


None of this information may be reproduced in any way without any written consent from us.


0,125